sábado, 4 de outubro de 2014

Top 10: saudades de Porto Alegre

Hoje estamos de aniversário aqui em Paris: um mês longe de casa.  Passada a correria e o encantamento inicial, já dá para sentir saudades de algumas coisinhas que só Porto Alegre nos oferece, e o post de hoje é exatamente para isso: listar aquilo do qual sentimos mais falta. 

1) Dos nossos, bien sûr. Daquelas pessoas que a gente gosta e volta e meia pensa que eles poderiam estar aqui para dividir esses bons momentos.

2) Carne, carne, carne. De gado. Pode ser coxão de dentro, alcatra, entrecot, costela, picanha, vazio.... Pode ser um bifinho na chapa, um churrasco da Giovanaz ou do João de Barro. Uma parilla uruguaia ou o churrasco da Na Brasa. Pode ser um salchipão também! Mas por favor, dona carne, não nos abandone, a gente te ama (em tempo: a carne é cara aqui, mas além de tudo não é o bicho...saudades, carne, nos vemos em 2015).




3) Zueira. A gente anda descobrindo que os franceses tem a zueira deles. Eles adoram piadinhas e trocadilhos. A Juliane comprou um livrinho de receitas desses de supermercado e é cheio de trocadalhos do carilho. É bonitinho. Acho que o Zorra Total ia fazer sucesso por aqui.

4) Feijão. Pode ser até o do Zaffari sem sal, a gente tempera. Aqui eles têm feijão em lata e, nos mercados Bio, se encontra feijão vermelho (o "carioquinha"). Mas feijão preto, nem pensar. Não tenho palavras para dizer o quanto não daríamos por um ala minuta do Tudo pelo Social. 


5) Mamão papaya. Aqui a opção de frutas é bem vasta, tem quase tudo o que temos aí (inclusive bergamotas!), menos o amado mamão papaya. O Fernando admite que não sente a menor falta disso, mas mamão é vida, gente. Esses parisienses não sabem o que estão perdendo!

6) Vinhos tintos argentinos e chilenos. Mesmo temendo ser julgada e queimada em praça pública, confessar-vos-ei que depois de tanto tempo tomando de bons a ótimos vinhos argentinos (chilenos conheço só honestos, imagina os ótimos!), não é fácil viver sem eles e me acostumar com os frutados daqui. Questão de tempo, penso eu. Prometo não desistir (até porque, o Fernando tem zoado muito meu desdém pelos vinhos franceses).

7) Cama.  Saudades que se limitam ao Fernando. Minha coluna está achando tudo isso aqui uma festa, e tem se comportado como se tivesse 25 anos. A dele também, mas ele queria achar algo para reclamar.

8) Pimenta. Comemos muita pimenta no Brasil e aqui não passamos por nada apimentado. A comida é muito temperada (e com pouco sal; é o paraíso do hipertenso). Mas pimenta em fruta, não é fácil de achar. Aí tem aqueles molhinhos prontos - inclusive tailandeses, indianos, chineses, vietnamitas...mas não é a mesma coisa.




9) Desodorante. Saudades, desodorante. Não aqui em casa, que todo mundo usa. Mas na rua, na chuva, na fazenda, numa casinha de sapê...faz falta para o pessoal daqui. As peles maravilhosas, os casacos deslumbrantes e o budum de dias sem tomar banho: je n'aime pas!

10) Chimarrão. A Juliane não tem sentido falta de chimarrão porque trouxe cerca de 5kg de erva-mate para Paris (ainda restam 2,5 kg!). Logo, não teria muito porque colocar esse item...mas para quem tem medo de ficar sem erva, é bom lembrar que tem a loja "Coisas do Brasil" onde o pessoal vende um mate meia-boca que vai dar conta do vício quando acabarem os pacotes. 

À bientôt, gurizada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário